Por que não pode dar açúcar para bebês?

Por que não pode dar açúcar para bebês?

Não é frescura, não é chatice, é recomendação oficial do Ministério da Saúde: não se deve oferecer açúcar para crianças menores de dois anos. E isso significa: coisas com açúcar em sua composição não devem ser dados os bebês. Isso inclui sucos industrializados cheios de açúcar, bolachas (sim, a de maisena também), doces em geral e até os engrossantes, lembram do post sobre o problema de engrossar o leite?

Sei que é dureza e que é difícil para muitos de nós, devido aos hábitos alimentares que temos desde a infância. Mas precisamos estar sempre com a mente aberta. E isso significa entender o porquê das coisas!

Pedi para a Paola, nutricionista do blog Maternidade Colorida, explicar um pouco mais sobre o assunto. E ela listou as razões pelas quais os menores de dois anos não devem consumir açúcar. Esses também são bons motivos para todos o resto das pessoas do mundo, de qualquer idade, controlar mais o consumo!

Caloria vazia
Ou seja, todo açúcar que é consumido engorda, mas é nutricionalmente nulo! Você pode levar o bebê a desenvolver sobrepeso!

Vicia!
Com o consumo de açúcar nos primeiros anos, as papilas gustativas do bebê ficam viciadas. A criança acaba sendo preferindo o doce e passa a rejeitar outros alimentos! Além disso, o açúcar também ativa determinados neurotransmissores promovendo a sensação de bem-estar, o que também contribui para o vício.

Dificulta a rotina alimentar e a formação de bons hábitos alimentares
Comemos quanto temos fome. Temos fome quando nosso corpo precisa de energia. Quando a criança tem seu organismo cheio de açúcar, tem energia de sobra. Assim, não terá fome e será mais difícil estabelecer a rotina alimentar com as refeições saudáveis nos momentos certos. “Os hábitos alimentares são formados na infância e precisamos promover o que é saudável. É possível mudar mais tarde e no futuro? É, mas com muito mais dificuldade”, alerta a nutricionista.

Faz mal à saúde
Sim, para a saúde de todo mundo. Na infância, isso é ainda pior. Estudos apontam que crianças que consomem açúcar têm maior risco de desenvolver diabetes, obesidade e problemas relacionados. A saúde dos nossos filhos é nossa responsabilidade.

Mudança começa em nós
Eu sei MUITO bem como é difícil cortar o açúcar da alimentação de nossos filhos. E a gente ainda tem a cultura do “é só um pouquinho”. Mas precisamos ser conscientes da responsabilidade que temos sobre eles. Bebês não precisam de açúcar para serem felizes. Eles precisam de amor e cuidado!

Só para vocês não me odiarem, vejam as recomendações oficiais:

- É comprovado que a criança nasce preferência para o sabor doce; no entanto, a adição de açúcar é desnecessária e deve ser evitada nos dois primeiros anos de vida. Trecho do Guia Alimentar para Crianças menores de dois anos, do Ministério da Saúde

- Passo 8. Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação. Trecho do Manual de Alimentação sobre a alimentação para crianças abaixo de dois anos, desenvolvido pelo Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria

21 de agosto de 2017

Fonte: Maternidade Simples