Crianças devem pedir permissão para mexer no que não é delas!

Crianças devem pedir permissão para mexer no que não é delas!

Outro dia as crianças começaram a brigar do nada aqui em casa. Uma delas pegou algo que era da outra. E sem querer acabou quebrando o objeto que era tão estimado para o irmão.

Esse acontecimento fez com que eu parasse para conversar com os dois sobre a importância de respeitar o espaço do outro. E claro que dentro do conceito espaço, se enquadra objetos que são de outra pessoa.

Toda criança é curiosa por natureza. E a curiosidade delas não se contenta apenas com o olhar para um objeto. Elas querem tocar. Querem brincar. Querem interagir com algo que não é do ambiente delas.

E aqui, vou deixar claro que estamos falando de crianças maiores que já tem uma capacidade maior de entender o que significa não mexer. Não estamos falando de bebês que não tem a capacidade de assimilar um não. Para os pequenos, por mais que você diga não mexa, eles não tem todos os elementos para fazer isso. Para os bebês, cabe aos adultos tirar do alcance de suas mãozinhas o que não querem que eles peguem.

Crianças maiores, conseguem entender que não devem fazer algo, desde que o adulto explique para elas o motivo dessa proibição.

Explicar que não se deve mexer nas coisas que não são suas é uma forma de ensinar a criança a respeitar o espaço do outro. Conversar com a criança que se ela quer tocar, ver de mais perto, experimentar algo que não é seu, ela deverá usar algumas palavrinhas mágicas como: “Posso”, “Você poderia me emprestar”, “Podemos brincar com o seu brinquedo”, “Você deixa eu pegar”?

Essas frases vão criar uma conexão com o dono do objeto. Possivelmente o outro irá emprestar, pois foi criado um campo de respeito. O dono emprestou. Ele não foi pego de surpresa ao ver que algo que ele gosta não está onde deveria estar.

Eu entendo o choro de um dos meus filhos ao perceber que o que ele tanto amava foi quebrado. Foi um acidente, sem querer, mas ele nem sabia que a irmã havia pego. 

Quando uma criança entende que deve pedir e não simplesmente pegar sem pedir permissão, ela cria nela também o senso de responsabilidade. Ela sabe que o amiguinho confiou nela. Que ela deve cuidar com carinho de algo que não é seu e sim do amigo.

Quando criamos a consciência em nossos filhos de que respeitar o espaço do outro traz benefícios para ele e para o outro, estamos criando crianças que sabem respeitar o outro e viver bem em sociedade.

Fonte: Mágicas de Mãe