Cárie dentária, um novo conceito

Cárie dentária, um novo conceito

Por muito tempo, o tratamento da cárie dentária era baseado na sua sequela: as cavidades que a doença produzia. A descoberta da doença ocorria somente quando se observava clinicamente um certo grau de destruição do dente,e o tratamento era sempre o reparo da lesão. Não era reconhecida a necessidade de controlar a doença.

Nas ultimas décadas surgiram novos conhecimentos acerca das causas da cárie e das possibilidades de controle da doença,fazendo com que a era da Odontologia Restauradora desse lugar a uma Odontologia de promoção de saúde,onde a partir do diagnóstico da doença cárie é possível seu controle,desde que o cirurgião dentista aplique os conhecimentos relativos às variáveis biológicas e sociais que influenciam a doença.

O conceito de cárie, antes considerada uma doença infecciosa e transmissível,onde as bactérias eram consideradas as principais vilãs também mudou.A cárie dentária é uma doença resultante da interação entre o biofilme bacteriano (placa bacteriana), dieta cariogênicae os dentes. É uma doença crônica, açúcar-dependente e não passível de ser erradicada porque é provocada por bactérias naturais da boca,adquiridas no meio ambiente,que provocam uma destruição progressiva da parte mineral do dente.

Durante todo o dia acontece na boca um processo fisiológico de perda (desmineralização )e ganho (remineralização ) de minerais na estrutura dental, dependendo do tipo de dieta e da exposição ao flúor .Conforme o tipo de nutriente(dieta) as flutuações que ocorrerão no pH irão determinar o aparecimento ou não da lesão de cárie.Com o restabelecimento do equilíbrio, a perda mineral e interrompida promovendo a paralisação da cárie .

Isso não quer dizer que as bactérias não tenham um papel importante. Onde temos biofilme (ecossistema bacteriano) por mais de 24 horas teremos desmineralização,lesões de cárie.Na presença frequente de carboidratos fermentáveis,observa-se uma adaptação das bactérias levando a um aumento de microrganismoscariogênicos,que irão promover a perda de mineral na superfície do esmalte,que fica com aspecto rugoso e opaco, clinicamente visível como uma mancha branca. Se esse processo persistir, a lesão de cárie progride e cavidades serão formadas.

Uma vez que o adequado controle do biofilme (higiene bucal) seja restabelecido, juntamente com a modificação dos hábitos alimentares,com consumo moderado de carboidratos, a perda dental será controlada pelo equilíbrio entre os processos de desmineralização e remineralização.

A higiene bucal é efetiva para controlar a cárie se a remoção da placa for realizada adequadamente usando cremes dentais com flúor nas concentrações acima de 1100 ppm de flúor.

A remineralização de lesões a de cárie em esmalte e dentina é possível mediante a remoção de fatores causais da cárie epotencializadas pelo uso do flúor.Entretanto a reversão total da perda raramente é observada.

O flúor é a única substância capaz de efetivamente controlar a progressões de lesões de cárie.Seu uso racional pode contribuir para reduzir a velocidade das lesões,assim como paralisar ou reverter as já existentes.

As recomendações de uso de fluoretos e particularmente de dentifrícios fluoretados em crianças são unânimes nas associações de saúde brasileiras e ao redor do mundo.A sacarose,açúcar mais utilizado na alimentação é o que mais modifica a estrutura do biofilme.No ranking da cariogenicidade é líder absoluta como o açúcar mais cariogênico.

Por sua natureza não erradicável e progressão silenciosa,o controle da cáriepelo paciente e pelo monitoramento profissional requer uma vigilância permanente o que é um desafio para a vida toda,principalmente na primeira infância.

A cárie é a doença mais comum na infância sendo cinco vezes mais frequente do que a asma e sete vezes mais que a febre alta.

Na espiral da vida de um dente,considerando que a expectativa de vida é de 75 anos,uma restauração em um dente permanente colocada aos 6 anos será trocada 8 vezes,considerando a sobrevida de um material restaurador como a resina.

A odontologia é uma ciência em constante evolução e, à medida em que novas pesquisas e experiência clínica ampliam nosso conhecimento,são necessárias modificações nos tratamentos ,de forma a utilizar todos os recursos existentes e obter resultados mais eficazes, como o estudo dos fatores biológicos e o monitoramento dos sinais clínicos para o controle da doença.O controle da cárie, assim como o da maioria das doenças crônicas,requer estratégias múltiplas direcionadas nos níveis do indivíduo,família e população.

É muito importante que tenhamos uma geração de cirurgiões dentistas com conhecimentos atualizados em cariologia e no processo dinâmico da doença, necessários para o correto manejo da cárie.

                                              

 

                                                           Dra. Marilda Moreira e Almeida Salviano

                                                   Odontopediatra-CDA(Cirurgiões Dentistas Associados)