Aplicação da Psicologia - Trauma ao cortar os cabelos

Aplicação da Psicologia - Trauma ao cortar os cabelos

Por Alex Leite - Psicólogo

 

A psicologia é uma ciência aplicada por pessoas, para pessoas, em pessoas. Onde existe uma relação entre seres humanos pode existir a psicologia, ou até mesmo, pode ser desenvolvida pelo próprio sujeito, adquirindo conhecimento, sabedoria, praticando sua inteligência nas experiências de vida. A amplitude da atuação do psicólogo é tão grande quanto o crescimento desenfreado da população, onde tem pessoas, tem psicologia.

Algumas áreas são mais popularmente conhecidas, como a psicologia clínica, onde o psicólogo atua individualmente ou em grupos, tratando de queixas trazidas pelos solicitantes da terapia. Outra área bem conhecida é a de gerenciamento de pessoas, utilizada por todas as empresas de todos os setores. Algumas empresas contratam profissionais especificamente para contratar e demitir funcionários, é necessário ter esse olhar psicológico nas entrevistas de emprego, talvez nem sempre selecionando o mais competente, ou o mais estudado, ou que tenha mais experiência, o desafio desse profissional é localizar a pessoa certa para a empresa certa no momento certo, recrutadores e selecionadores buscam alguém que se alinhe à empresa, fazendo com que ela progrida.

Ser psicólogo é também atuar nas escolas oferecendo suporte pedagógico para professores e diretores, auxiliando no desenvolvimento das pessoas (crianças e adolescentes), é atuar no hospital com a recuperação de pacientes, com a família do paciente, é atuar nas organizações sociais, para tentar melhorar a qualidade de vida das pessoas, desenvolvendo projetos sociais e atuando na sociedade em vulnerabilidade, tentando garantir direitos e esclarecendo os deveres.

Como especialista em Psicologia do Desenvolvimento, entendo que durante a infância e adolescência, onde o indivíduo está em formação, as chances de uma experiência de vida ruim causar um trauma na pessoa são grandes, pois crianças e adolescentes não tem maturidade suficiente para lidar com frustrações e mudanças drásticas na vida, tanto quanto os adultos tem. Um adulto coerente, justo, honesto, sensato, que tenha minimamente amadurecido de forma adequada, está preparado para enfrentar os desafios de viver.

Observei um exemplo muito interessante sobre a utilização de técnicas e procedimentos psicológicos, que diminuem a incidência de traumas em algo simples e cotidiano: cortar o cabelo.

Quem nunca teve que levar uma criança para cortar o cabelo e enfrentou aquela batalha de auxiliar o cabeleireiro para “conter” a criança? Resultado: cabeleireiro estressado, mãe envergonhada, corte mal feito, criança com medo de cortar o cabelo. Afinal, o ato de forçar alguém a fazer aquilo que você quer, gera no mínimo desinteresse e aversão, pra não falar de possíveis traumas inconscientes.

Agora imagine a criança entrando no salão e sendo recebida por hortas, árvores frutíferas, peixes, desenhos, brinquedos e personagens. Tudo para diminuir o estresse da criança e tornar o momento de cortar o cabelo prazeroso. Antes de cortar o cabelo a criança conhece o lugar, se familiariza com os adultos, tudo como se fosse um “rapport inicial”.

O profissional corta o cabelo contando historinhas, tem a ajuda de um auxiliar para oferecer estímulos à criança, como historia infantis e brinquedos educativos. Nada de celular, nada de tablet, criança deve ser criança. O auxiliar consegue direcionar a atenção da criança para onde o cabeleireiro precisa, faz com que a criança vire a cabeça para os lados, para cima e para baixo, sem que ela perceba que está sendo conduzida. Ao final do corte, a criança pode sair fantasiada de gatinho, ganhar um balão e até mesmo um doce.

As crianças saem felizes, não existe a contenção da criança, ela não vê aquela experiência como ruim ou traumática, a criança lida com essa experiência de forma saudável e criativa.

Para quem se interessar, esse salão, único no que faz, fica em Goiânia-GO.

Pirralhos Cabeleireiros

Rua T-35, nº 2015, Setor Bueno.

Telefone: 3091-6666