A importância de uma primeira experiência com corte de cabelos

A importância de uma primeira experiência com corte de cabelos

Os primeiros cortes de cabelos da criança devem ser feitos com muito cuidado e o conhecimento de um profissional especializado, pois é nessa fase que se instalam os traumas. E, uma vez gravados na mente, podem prejudicá-la para o resto da vida.

Crianças com idade de zero a três anos têm características diferentes: elas pensam por associação e podem sofrer alteração no seu comportamento em função do desligamento físico natural da mãe, com a qual formavam até então uma unidade funcional.

O Pirralhos Cabeleireiros é especialista em trabalhar com os bebês usando um método próprio, desenvolvido e aperfeiçoado ao longo de mais de três décadas.

As pessoas, erroneamente, acham que é com bastante barulho que se distrai as crianças, deixando-as assim ainda mais irritadas. É conveniente, pelo contrário, falar baixinho, olhando nos olhos e fazendo uso de expressões faciais - o que chama, eficientemente, a atenção dos pequenos.

A paciência também é um fator determinante no momento do corte. Com calma, deve-se deixar que a criança perceba o que está acontecendo à sua volta; se ela demonstrar interesse por um brinquedo ao seu alcance, não se deve oferecer simultaneamente outro, pois ela precisa de algum tempo para explorar detalhadamente cada um deles.

Chorar um pouco também costuma fazer parte do processo, pois ela está lidando com uma nova experiência e pode ficar confusa e assustada. Pode precisar até mesmo de alguns momentos para acalmar os batimentos cardíacos, que tornam-se acelerados.

Importar-se com os sentimentos do pequeno é uma prática sempre exercitada no Pirralhos Cabeleireiros. O respeito é absoluto, sem perder de vista a responsabilidade e a autoridade que o adulto deve exercer, de uma forma firme e ao mesmo tempo carinhosa. A criança precisa e espera dos adultos a sinalização de parâmetros para balizar-se e entender seus limites, o que permite que ela desenvolva-se de forma equilibrada.

A postura dos pais é muito importante nessa hora: não é recomendável ficar beijando e abraçando a criança, demonstrando assim, pena ou dó, pois ela percebe esse comportamento inseguro. Para inspirar confiança e mostrar solidariedade, basta colocá-la no colo e ajudá-la com palavras de incentivo.

Não devemos reforçar uma atitude errada cometida pela criança com sorrisos ou manifestações que denotem aprovação. Ela interpreta esse nosso comportamento como positivo, podendo levá-la a repetir o ato, para tentar nos agradar novamente.

Finalmente deve-se considerar outro fator importantíssimo, que é a exposição das crianças aos produtos químicos, comumente utilizados em outros salões. São tinturas, esmaltes e outros cosméticos, que contêm, em sua formulação, substâncias altamente tóxicas e até mesmo cancerígenas, como o formol. O Pirralhos garante ambientes totalmente seguros e livres desses produtos químicos, para evitar prejuízos à saúde dos pequenos, que estão em uma fase de constante e acelerada renovação de células.

 Beatriz de Barros Barreto Tanezini

 

Instagram: @pirralhoscabeleireiros

facebook: pirralhoscabeleireiros